Doenças oculares: conheça 4 delas que podem levar a perda da visão

01/06/2020


A visão nos possibilita ver tudo ao nosso redor, diferenciar as cores e conhecer todas as maravilhas que o mundo oferece. Mesmo assim, não são todas as pessoas que dão a devida atenção a sua saúde ocular.

1. DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI)

DMRI é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 50 anos. Ela provoca uma lesão e desgaste na parte central da retina, chamada de mácula, que deixa a visão embaçada e faz surgir uma mancha central escura.

2. GLAUCOMA

glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico, de forma que ele deixa de levar as informações visuais para o cérebro. Ela é causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular, devido a uma dificuldade na drenagem no líquido, chamado de humor aquoso, que circula dentro do olho. Se não tratado, causa dano permanente ao nervo e perda de visão.

3. RETINOPATIA DIABÉTICA

retinopatia diabética surge em paciente com diabetes, principalmente quando a glicemia não está controlada. Nela, o aumento de concentração de glicose no sangue causa alterações na parede dos vasos sanguíneos da retina, causando vazamento e sangramento no local.

No estágio inicial, a doença geralmente não apresenta sintomas. Porém, com sua progressão, a pessoa afetada passa a queixar-se da percepção de manchas, visão embaçada, perda de campo visual periférico ou central e, sem tratamento, até mesmo cegueira.

4. CATARATA

catarata é geralmente causada pelo envelhecimento. Nesta doença, o cristalino se torna mais opaco o que impede a passagem de luz para a retina. A progressão da doença pode levar a perda da visão. Ainda nos dias atuais, é a principal causa de cegueira no mundo. Contudo, a cegueira causada pela doença pode ser revertida com cirugia. Atualmente, a técnica mais utilizada para seu tratamento é a facectomia com facoemulsificação seguida do implante de uma lente intra-ocular, que vai substituir o cristalino opacificado.

Os principais sintomas da catarata são: perda da acuidade visual, não conseguir enxergar em ambientes com pouca luz, fotofobia, visão dupla, dificuldade em ver as cores ou embaçamento do campo visual, entre outros.