ACM apoia campanha de oftalmologistas para cuidados com a transmissão da Covid-19 pelos óculos, lentes de contato ou lágrima

21/04/2020


A Associação Catarinense de Medicina (ACM) é parceira da Associação Catarinense de Oftalmologia (ACO) em campanha de orientação sobre os cuidados com os olhos, que são vetores de transmissão do coronavírus, especialmente pelos óculos, lentes de contato e lágrimas. Em meio à pandemia da Covid-19 e o aumento dos casos diários no Brasil e no mundo, os médicos oftalmologistas alertam para a possibilidade de contágio quando o paciente encosta as mãos infectadas pelo vírus no globo ocular. Portanto, a higienização dos olhos e dos acessórios para a visão é fundamental.

Principais cuidados:

 

 

Oftalmologistas também alertam que pesquisas recentes mostram que, em alguns casos, a Covid-19 pode causar conjuntivite e inchaço nos olhos. Nesse sentido, a Academia Americana de Oftalmologia orienta que pessoas que apresentem sinais de conjuntivite, inchaço das pálpebras, olhos vermelhos e/ou lacrimejamento, devem consultar um médico oftalmologista. Estes pacientes devem estar atentos a outros sintomas como febre persistente, dor de garganta, dores no corpo e falta de ar. Se estes estiverem presentes, os pacientes devem comunicar o médico o mais breve possível.