Quais são os tipos de lentes de contato que existem?

12/09/2018


O mercado de lentes de contato trabalha com uma tecnologia muito avançada e que está em constante evolução. Por isso, se você as utiliza, é bom estar sempre por dentro de todas as novidades e conhecer seus diversos modelos e adequações.

Além do material, as lentes podem ter funções diferentes. Confira um pouco mais sobre cada uma delas:

 

RÍGIDAS

As lentes de contato rígidas são usadas para graus mais elevados. Hoje, existem as de gás permeável, que possibilitam maior passagem de oxigênio para os olhos. Elas são bem mais confortáveis que as feitas antigamente, porém não tanto quanto as gelatinosas. O material usado é uma mistura de plástico e silicone, e as suas vantagens são a durabilidade e resistência a bactérias.

 

GELATINOSAS

Por terem maior quantidade de água, essas lentes são mais confortáveis que as rígidas. O formato é maior e mais fino, adequando-se com mais facilidade ao olho. Outra característica importante das gelatinosas é que são produzidas com silicone e hidrogel, o que as torna mais permeáveis ao oxigênio.

 

TÓRICAS

São direcionadas para corrigir o astigmatismo (doença que torna a visão embaçada tanto de perto quanto de longe), miopia (má visão a distância) e hipermetropia (má visão de perto).

Essas lentes têm curvaturas em vários ângulos, por isso são ideais para corrigir astigmatismo. Podem ser encontradas no formato gelatinoso ou rígido.

 

MULTIFOCAIS

São capazes de oferecer foco para mais de uma distância sem a necessidade de óculos. Geralmente indicadas para pessoas com mais de 40 anos, que sofrem com presbiopia. Essas lentes são encontradas tanto na forma gelatinosa quanto na rígida.

 

TERAPÊUTICAS

Utilizadas quando o paciente passa por alguma cirurgia refracional ou outros procedimentos oculares. Precisam de supervisão médica e não há necessidade de retirá-las para dormir. Costumam ser gelatinosas.

 

ESTÉTICAS

As lentes estéticas podem ser coloridas ou modelar a córnea para conseguir um olhar mais brilhante e profundo. As coloridas podem ser usadas tanto para fins estéticos ou corretivos. Esses tipos de lente de contato são encontradas apenas no modelo gelatinosa.