Acuidade Visual com Laser

Como o próprio nome diz, é um exame que avalia o potencial de visão do paciente. É a medida da acuidade visual potencial: ajuda a estabelecer o prognóstico visual de pacientes que deverão se submeter a certas cirurgias como catarata, transplante de córnea e vitrectomia.

O exame de Acuidade Visual a Laser (PAM) é indicado para todo paciente que, por alguma razão (doença ocular, trauma, catarata, etc..) não alcance boa visão ao exame de refração, mesmo depois de se tratar todo o grau indicado. No pré-operatório de cirurgia de catarata o exame normalmente é solicitado para comparar a acuidade visual do paciente antes e depois da cirurgia, para ver o quanto teve de melhora de visão.

Necessita de dilatação da pupila
Paciente deve chegar sempre 1 hora antes do horário marcado e com acompanhante
O exame é realizado normalmente pelo médico Oftalmologista.

Biometria Óptica

É o mais avançado método para o cálculo do grau das lentes para implante em cirurgia de catarata. É um biômetro de não contato, que utiliza tecnologia de interferometria parcial da coerência óptica. Mede com precisão a profundidade da câmara anterior e a ceratometria. Calcula-se o tamanho axial do globo ocular e é de muita valia no cálculo de lentes para implante em cirurgia de catarata. Indicado para o caso de biometria pré-cirúrgica de pacientes com catarata com implante de lente intra ocular mono ou multifocal. Biometria em olhos preenchidos por óleo de silicone. Altas ametropias com estafiloma posterior. Pré operatório de transplante de córnea e doenças da retina. Implantes secundários de lente intra ocular (LIO) em pacientes que já operaram de catarata e não colocaram LIO.

Exame rápido, eficiente e preciso: em apenas 10 segundos realiza 6 medições para a cirurgia de catarata (ceratometria, comprimento axial, tamanho da pupila, branco a branco, espessura da córnea, profundidade de câmara anterior);

Rastreamento 3D e disparo automático
Realiza medições mesmo em olhos com catarata mais densa
ImagenScheimpflug para visualização da câmara anterior
Cálculo de LIO e assistente para alinhamento de LIO tórica.

Biometria Ultrassônica

Também conhecido como Ecobiometria, tem como função calcular com precisão o valor da lente intra-ocular para uma cirurgia de catarata e também o comprimento axial do olho.

É indicado para pacientes com carata ou que precisam de avaliação do comprimento axial do olho e para pacientes com catarata total.

No dia do exame não é necessário acompanhante. Se for usuário de lentes de contato, suspender o uso 5 dias antes do exame.

Campimetria Computadorizada

A Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade. Um programa estimula vários pontos retinianos e o paciente deve informar se está havendo reconhecimento desses estímulos. Com o campímetro Humphrey este exame é para estudo do campo visual central e periférico em pacientes com doenças que podem levar à sua alteração (glaucoma, doenças retinianas e doenças neurológicas).

É indicado nos casos de Endocrinopatias, Maculopatias, Neuropatias e é essencial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Glaucoma. As principais vantagens da campimetria computadorizada são: monitorização constante da fixação; capacidade de reteste automático de pontos anormais.

Curva Tensional Diária

Esse exame tem como função aferir a pressão intra-ocular do paciente diversas vezes durante o dia ou após sobracarga com 1 litro de água ingeridos em 5 minutos. É indicado na suspeita de glaucoma

Exame de Motilidade Ocular

Esse exame tem como objetivo avaliar e tratar eventuais distúrbios da musculatura extrínseca dos olhos (estrabismos).

Durante o exame não são instilados colírios. Não se faz necessário suspender medicamentos e/ou colírios. Para pacientes externos, é necessário trazer resultados de exames oftalmológicos já realizados, informações sobre cirurgias oculares ou tratamentos de estrabismo prévios. É indispensável trazer, se possuir, o óculos; se tiver sido prescrito recentemente, usar pelo menos 15 dias o novo óculos antes do exame.

Fundoscopia

É um exame realizado para avaliar a estrutura interna do olho e registrar aspectos da retina.

Indicado para Míopes, diabéticos, hipertensos, pacientes que realizarão procedimentos cirúrgicos.

Suspender lente de contato no dia do exame.

Gonioscopia

É um exame que, utilizando lentes especiais apoiadas sobre a córnea, permite o estudo do ângulo da câmara anterior (onde a íris encontra-se com a córnea). É realizado utilizando-se a lâmpada de fenda (biomicroscópio) e é essencial na avaliação e no tratamento de pacientes portadores ou suspeitos de glaucoma.

Não pode ser feito com a pupila dilatada.

Na realização do exame é aplicado um colírio anestésico, e o exame é feito no mesmo aparelho de foto coagulação a laser.

Microscopia Especular de Córnea

É um exame que analisa a córnea, realizando a contagem do número de células da camada mais interna da córnea e apresentando o aspecto destas que podem apresentar algum tipo de degeneração ou distrofia.

É indicado em pacientes que serão submetidos a cirurgias oculares como cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa e acompanhamento de pacientes usuários de Lente de Contato. Com o exame pode-se avaliar o êxito ou a impossibilidade da intervenção.

Exame realizado sem dilatação pupilar.

Senso Cromático

É o exame realizado para detecção do daltonismo, pode ser utilizado também na avaliação de doenças que acometem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores, e nas doenças maculares (área da retina com alta concentração de cones). O daltonismo e doenças do nervo óptico causam confusão no eixo verde/vermelho e as doenças adquiridas na mácula tendem alterar a percepção de azul/amarelho.

O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão normal.

Tomografia de Coerência Óptica OCT 3-D

O OCT 3D é o único exame capaz de ver detalhadamente em três dimensões a retina e o nervo óptico, proporcionando um exame muito mais detalhado das respectivas superficies.

O OCT 3D é a última palavra em tecnologia para o diagnóstico de um grande número de patologias oftalmológicas. Ele é capaz de "ver" sob a superfície da retina, produzindo imagens muito detalhadas, diferentemente da grande maioria dos OCT de gerações anteriores.

Exame é realizado com um feixe de luz de varredura com uma instensidade próxima ao infravermelho, que permite a observação das camadas das estruturas oculares examinadas, promovendo cortes em várias direções com tomada de imagens, para observação de detalhes. O exame não dilata a pupila.

O paciente deverá retirar as lentes de contato Por que oOCT 3D é importante?

Por conseguir gerar imagens altamente precisas das estruturas internas do olho, este equipamento detecta variações mínimas (de retina e nervo ótico), sendo fundamental para o diagnóstico precoce e controle da progressão de várias doenças.

É indicado para Degeneração de Mácula, Distrofias Retinianas, Buraco de Mácula, Membrana Epirretiniana, Retinopatia Diabética, Pós e Pré Operatório de Catarata e Visão Subnormal. No Glaucoma, ajuda no detalhamento do estudo da papila óptica e na biometria da camada de fibras nervosas.

O OCT – Fourier Domain tem velocidade de captação de 26.000 scans por segundo. A Imagem não é afetada pelos movimentos oculares involuntários; O tamanho requerido para a pupila é de 3 mm, portanto não é necessário midríase; Exame não invasivo e de não contato; Resolução de até 5 µm Imagens Tridimensionais 3D.

Tomografia de Nervo Óptico

Tomografia de coerência óptica de papila.

Permite a análise precisa das camadas do nervo óptico, realizado através de um feixe de luz de varredura.

Para diagnóstico e acompanhamento de patologias do nervo óptico e glaucoma;

Exame indolor, não necessita de contrastes. necessita dos meios transparentes do globo ocular íntegro e uma percepção visual, ainda que mínima, no olho examinado.

Suspender o uso da lente de contato no dia do exame.

Paquimetria

Tem a função de medir a espessura da córnea.

Principalmente pacientes candidatos à cirurgia refrativa, cirurgia de catarata ou em avaliação do glaucoma. Serve como complemento à tonometria de aplanação, que é padrão ouro na avaliação da medida da pressão intra-ocular

Suspender o uso da lente de contato 5 dias antes do exame